terça-feira, 2 de março de 2010

Carnaval 2010 na Serra da Bocaina by MW Trekking


Carnaval 2010 na Serra da Bocaina

De 13 a 16 de fevereiro de 2010, recebemos um pequeno mas animado grupo para participar do Programa Carnaval na Montanha 2010.
No primeiro dia sábado, o grupo subiu para a Bocaina e depois de um delicioso almoço preparado pela Paula e sua equipe na Pousada Recanto da Floresta, começamos nossa aventura na Trilha da Mata Encantada.
No domingo, como o tempo estava maravilhoso, mudamos a programação e passamos a manhã inteira na Cachoeira de Santo Izidro, o "cartão postal da Serra da Bocaina".

A Cachoeira de Santo Izidro é um daqueles lugares que fazem com que as pessoas esqueçam da vida, dos problemas, das preocupações e fiquem totalmente imersos num estado de tranquilidade e êxtase.

Possui 120m na totalidade e 80m na queda principal (foto) que forma um poço inigualável para nadar e mergulhar.

Com águas sempre cristalinas e com um fundo de areia, é um lugar ideal para toda a família.

Foi difícil fazer com que o grupo deixasse a cachoeira para podermos voltar para a Pousada Recanto da Floresta onde a Paula e equipe nos aguardava com muuuita comida.
O horário das refeições na Pousada Recanto da Floresta é sempre uma festa; em primeiro lugar porque todos começam a tentar adivinhar o menu do dia, em segundo lugar porque depois de uma manhã inteira numa cachoeira ou caminhando, ninguém se aguenta mais, e em terceiro lugar porque os alimentos são feitos em fogão à lenha, com cuidado, higiene e com aquele "toque especial" que a Paula sempre dá nos pratos elaborados por ela; conferindo um sabor único, advindos do "dom" adquirido da família e, é lógico, de muito estudo da arte da gastronomia.

A parte mais difícil sempre fica comigo; imaginem como é difícil fazer as pessoas se interessarem por uma nova caminhada após o almoço...

Depois do almoço o grupo só pensava em uma coisa: Deitar na rede!

Não teve jeito, tive de dar um tempo para que todos descansassem.

Enfim, lá pelas 4 da tarde, começamos a Trilha do Riacho Verde; uma belíssima trilha em meio à mata atlântica, repleta de bromélias, micro-orquídeas, flores e pássaros.

Na segunda, fomos para a aventura principal, a Trilha do Pico da Bacia.
Com 2050m de altitude, o Pico da bacia é o segundo mais alto Pico da Serra da Bocaina, um verdadeiro show de beleza com um inigualável visual de montanha.

Do Pico da Bacia podemos ver todo o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira bem à nossa frente; vemos também as cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Itatiaia, Cruzeiro, Piquete e Lorena.

É realmente um lugar impressionante...

No retorno do Pico da Bacia, praticamente 7 horas para ir e voltar, o grupo queria apenas comer e voltar para a rede!

Á noite foi servido um caldo, pois ninguém mais pensava em comer, mas um caldinho quente sempre cai muito bem!

Para impressionar até os otimistas, a terça feira também chegou ensolarada e não deu outra, após o café da manhã, fomos para a Cachoeira das Posses dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

A Cachoeira das Posses estava esplendorosa, deliciosa, maravilhosa, e todas as demais "osas" que possamos adjetivar essa linda cachoeira da Bocaina.

Mergulhamos, tomamos sol, conversamos, cochilamos, fizemos piquenique e tiramos fotos, muitas e muitas fotos...

A Cachoeira de Santo Izidro é mais próxima da entrada do Parque Nacional e tem um poço maravilhoso para banho; a Cachoeira das Posses não tem um poço tão gostoso e está mais distante da entrada do parque, mas oferece cantinhos mágicos para tomar sol, tomar ducha e, por ser mais distante da entrada do parque, quase ninguém vai até ela...

É um lugar para você se integrar com a natureza, colocar a cabeça em ordem, tomar um sol, se refrescar na água clarinha e gelada e, é lógico, praticar a arte da fotografia se for amante dessa modalidade; se não for, uma boa leitura cai muito bem na cachoeira.
São 11km de caminhada da pousada Recanto da Floresta até a Cachoeira das Posses e, são logicamente 11 km para voltar para a pousada.

O grupo chegou um pouco cansado e pensando apenas no almoço.

Depois do almoço alguns foram para a rede, outros, diretos para a cama!

E a quarta-feira chegou...

Mesmo sendo de cinzas, a quarta amanheceu azul e com muito sol.

Depois do café da manhã, o grupo desceu a Serra da Bocaina.

Eu moro na Pousada Recanto da Floresta e, sempre que as pessoas vão embora fico com aquela sensação de vazio, parece que fica faltando algo...

É engraçado, mas acabamos fazendo amizade rápido com as pessoas que vêem para cá, é como se todos falássemos a mesma língua, fossemos da mesma tribo, apenas não nos conhecíamos antes.

E quando os novos amigos vão embora, fica mesmo aquela sensação de vazio, eu gosto da casa cheia, de agitação, várias pessoas conversando e muita risada. É gostoso ouvir o Sr. Miguel contando seus "causos" perto da lareira (seus peixes sempre ficam maiores quando não estamos perto ouvindo). É gostoso ouvir as pessoas rindo e se divertindo. São momentos mágicos que fazem a vida valer a pena. Momentos como esses me dão muita satisfação, é uma parte do meu trabalho que me faz sentir realizado.

É gostoso ouvir das pessoas "até breve" e saber que realmente querem voltar, pois se sentiram em casa, acolhidos por uma família que teve muito prazer em recebê-las. As pessoas sabem quando tudo sai do coração...

E depois que o grupo foi embora, então o Sr. Miguel é que foi para a rede descansar; quem sabe, para começar a pensar nos próximos causos e nas próximas aventuras que certamente acontecerão na Serra da Bocaina...













Por José Milton
02/03/2010.

2 comentários:

  1. Foi bom mesmo...muito bom!
    Mais um pouco do ocorrido...
    http://vallejo.smugmug.com/Travel/Serra-da-Bocaina/11272986_iuD3u#790868240_GrGSb

    ResponderExcluir
  2. Foram momentos maravilhosos em um lugar tão especial.
    Adorei conhecer e espero voltar em breve para aproveitar as belezas naturais e ouvir os causos do Seu Miguel.
    Abraço
    Aléssia

    ResponderExcluir